O verão carioca é o melhor do Brasil? Há quem concorde, há quem discorde. Mas uma coisa é certa: a Cidade Maravilhosa tem uma energia única e vibrante que super combina com o verão! E se você quer saber quais são as melhores praias do Rio de Janeiro para montar seu roteiro de viagem, sem dúvida esse post é perfeito para você!
Quem vem à Cidade Maravilhosa a passeio pode optar tanto pelas praias super famosas, como por aquelas que costumam estar fora dos roteiros comuns. No entanto, se você já mora aqui, temos sugestões bem legais pra sair da rotina. Das mais tradicionais e turísticas às praias mais sossegadas e escondidas, tem opção pra todos os gostos!
Nesses mais de dez anos morando no Rio, eu aproveitei para explorar ao máximo as belezas da cidade. Entre as praias listadas aqui, só não visitei duas delas. Porém, já estão na minha listinha dos próximos passeios. Assim, confira nossas dicas das melhores praias do Rio de Janeiro:
Onde se hospedar próximo às melhores praias do Rio de Janeiro?
A Zona Sul do Rio é certamente a mais requisitada pelos turistas e por isso tem muitas opções de acomodação para todos os bolsos. Aqui vão nossas sugestões de hospedagem em bairros como Ipanema, Leme e Botafogo:
Uma ótima opção de hospedagem e que fica próximo de tudo é o Yoo2. O hotel é lindo, tem uma decoração bem moderna e você pode escolher um quarto com vista para o Pão de Açúcar. Além disso, ele tem piscina, café da manhã e um bar bem legal.
Contudo, se você busca uma opção ainda mais requintada, nós indicamos o Arena Leme Hotel, que fica na beira da praia e você pode escolher um quarto com vista para o mar.
Para quem não quer gastar tanto, pode optar pelo Mango Tree Ipanema – um hostel pertinho da praia, bem descolado. Ele tem uma área comum espaçosa e um bar onde você pode socializar com outros hóspedes.
No entanto, se você se interessou mais em visitar as praias na Zona Oeste do Rio, e quiser uma dica de hospedagem por lá, nossa primeira sugestão é o Windsor Barra. Como o próprio nome diz, ele fica localizado na Barra da Tijuca, de frente para o mar. Os quartos são incríveis, espaçosos e confortáveis. O hotel tem academia, duas piscinas, e todo o requinte que se espera de uma grande rede de hotéis.
Outra opção mais acessível e também muito legal, na Barra da Tijuca, é o Beach Guest House, que oferece preços melhores, fica igualmente à beira-mar e tem um clima mais sossegado e rústico.
Contudo, se o seu interesse é conhecer as praias selvagens, então nossa sugestão é ficar pela região da Barra de Guaratiba. Por lá, você pode optar pelo requinte do Le Relais de Marambaia, que é encantador. Ele fica na beira da praia, é super confortável e tem até um spa.
Por fim, se você prefere algo mais roots, então vai gostar da Pousada Marambaia Café, que fica localizada na mesma região. Possui piscina ao ar livre, terraço e vista para o mar, bar e café da manhã incluso.
Quer saber mais sobre onde ficar no Rio de Janeiro?
Clique aqui e descubra quais são os melhores bairros (e mais seguros!) para se hospedar na Cidade Maravilhosa.
Agora vamos ao que de fato interessa: quais são as melhores praias do Rio de Janeiro capital? Quais são as melhores praias do Rio de Janeiro na região dos Lagos? O que você vai encontrar em cada uma delas? É isso que você vai descobrir a seguir!
Melhores praias do Rio de Janeiro: Zona Sul
Começando pelas melhores praias do Rio de Janeiro que estão localizadas na região da Zona Sul, nós temos:
01. Arpoador
Nada mais clichê do que começar essa lista com a praia que é a cara do Rio! A praia do Arpoador fica no cantinho de Ipanema, do lado da Pedra do Arpoador. De lá, você consegue ver o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. O pôr do sol é simplesmente um espetáculo!
Além de ter uma das vistas mais lindas e tradicionais da cidade, essa praia tem dias de mar cristalino que mais parece uma piscina de tão azulzinha. Também é um dos pontos mais tradicionais do surfe na cidade, inclusive você pode agendar e fazer umas aulas do esporte por lá. No entanto, por ser muito turístico acaba enchendo bastante, inclusive durante a semana. Saiba mais sobre as aulas aqui.
Como chegar: Você consegue chegar facilmente na Praia do Arpoador. Caso opte pelo metrô, basta descer na estação General Osório e caminhar por uns 10 minutinhos. Essa estação fica na linha 1. Não deixe de dar uma olhada no mapa do metrô do Rio para se locomover bem na cidade.
02. Ipanema
Embora seja bem colada no Arpoador, a praia de Ipanema é única. Trata-se de uma das praias mais típicas da cidade, com um público bem diversificado. Popular pelas rodas de altinha ao longo da orla e quase sempre bem cheia, a praia tem cerca de 2,5km de extensão.
Ela fica muito próxima às estações de metrô e de vários pontos de ônibus, além de ter várias estações de Bike Rio, onde você pode alugar sua bicicleta para passear pelo bairro. Inclusive nós super indicamos fazer um passeio de bike na orla!
Além disso, Ipanema é muito bem servida de vendedores e quiosques com comidas, bebidas, barracas e cadeiras. Também fica a poucas quadras de todos os serviços do bairro, o que acaba sendo bem prático (principalmente se der aquela vontade de emendar com o almoço!). Aqui você pode conferir algumas dicas de restaurantes em Ipanema.
Como chegar: Como dissemos anteriormente, Ipanema fica bem do lado do Arpoador, então o jeito de chegar é o mesmo. Vá até a estação de metrô General Osório, faça uma pequena caminhada e logo estará com os pés na areia!
03. Leblon
Se o Arpoador fica num canto, no outro extremo temos a praia do Leblon, uma continuação da praia de Ipanema. Assim como sua vizinha, ela fica cheia de gente praticando esportes como vôlei, futevôlei, surfe, corrida, etc.
Outra característica em comum é que as duas são bastante frequentadas pelas celebridades. Uma diferença entre elas é que a praia do Leblon costuma ficar um pouco menos cheia nos dias mais movimentados. Sem dúvida, essa é uma das melhores praias do Rio de Janeiro (RJ) para se passar o dia e fechar a tarde em um dos barzinhos da orla.
Como chegar: Também é uma praia de fácil acesso. A estação de metrô Antero de Quental fica a 5 minutinhos de distância.
Clique e confira nossas dicas para explorar Ipanema e Leblon como um local.
04. Praia do Diabo
Essa é uma das praias mais escondidas da zona sul do Rio. A Praia do Diabo fica à esquerda da praia do Arpoador e é o local ideal para surfistas. A faixa de areia é bem curtinha e o frescobol é permitido por lá.
No entanto, pra quem não curte tanto o esporte, vale uma parada pra aproveitar o sol e observar a natureza. O mar é bem agitado, então pode não ser uma boa se você quiser aproveitar pra dar um mergulho tranquilo ou se estiver com crianças, por exemplo.
Como chegar: Essa praia fica um pouco mais distante do metrô, mas nossa sugestão é: desça na estação General Osório e vá caminhando por uns 25 minutos pela orla. Você vai ver um pouco da praia de Ipanema, a do Arpoador e então chegará na Praia do Diabo.
05. Leme
Colada na pedra do Leme, essa praia é uma continuação bem mais sossegada da praia de Copacabana. O que divide as duas é apenas a Avenida Princesa Isabel.
Pra quem quer ficar nas regiões mais acessíveis da cidade, mas fora da agitação das outras praias da zona sul, o Leme é uma praia que oferece bem mais tranquilidade.
Uma vez que a faixa de areia é maior, e por ficar num canto um pouquinho mais afastado, é uma praia que dificilmente fica lotada demais. Além disso, a praia do Leme é frequentada por uma galera mais jovem e por famílias.
Embora não esteja nos guias turísticos como um dos pontos principais da cidade, é com certeza uma das melhores praias do Rio de Janeiro para crianças. Com um clima super carioca, vale o mergulho, o mate gelado com biscoito globo e por fim um pôr do sol que deixa o céu em mil tons de rosa e laranja.
Como chegar: O acesso pode ser feito com facilidade de metrô, basta descer na estação Cardeal Arcoverde. Em seguida é preciso fazer uma caminhada de cerca de 15 a 20 minutos, o que por si só já é um baita passeio turístico. Dessa maneira pode ir caminhando pela orla e ver a clássica Praia de Copacabana.
06. Copacabana
Copacabana é a famosa queridinha dos turistas. Ícone pela sua extensão e pelo tradicional calçadão de pedras portuguesas, é provavelmente a praia mais conhecida da cidade. É uma praia pra quem gosta de lugares mais agitados.
Apesar de ser mais cheia e ter muitos ambulantes e quiosques, é inegavelmente uma das praias mais famosas do Brasil! Se sua vibe for mais sossegada, vale ao menos uma caminhada pela orla para conhecer um dos cartões postais mais importantes do Rio. Aos domingos e feriados, a Avenida Atlântica fica fechada, portanto um excelente lugar pra dar um passeio de bike, skate ou fazer uma corrida.
Como chegar: A Praia de Copacabana é de fácil acesso não só de ônibus como também de metrô, e como ela é bem extensa, você tem três opções de estações para descer: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos ou Cantagalo.
07. Praia Vermelha
Essa é uma prainha bem charmosa que fica no pé do Pão de Açúcar. Quase sempre com pouquíssimas ondas, é uma boa pedida para a prática de SUP (você pode alugar lá com facilidade) e natação.
O visual é incrível e podemos considerá-la uma das melhores praias do Rio de Janeiro capital para quem procura sossego, sem muitos vendedores ambulantes. Se você puder ir durante a semana, melhor ainda, já que nos fins de semana costuma ficar mais cheio. Sobretudo pela faixa de areia não ser muito extensa, dá pra curtir bem mais o clima de lá num dia mais tranquilo.
Você pode ainda aproveitar, lá do lado, a trilha do Morro da Urca, recomendo a presença de um guia especializado. E dar uma volta de SUP na Praia Vermelha tá nas nossas recomendações de como conhecer a Urca como um local.
Como chegar: O acesso a Praia Vermelha é um pouco mais complicado do que as que citamos até agora, mas não se preocupe, pois tem várias linhas de ônibus que te deixam ali pertinho.
Você pode usar o Moovit e pesquisar qual o melhor caminho. De qualquer forma, tome nota que as linhas 107, 581, 582 e 513 te deixam bem de frente para a praia.
Para saber mais sobre a trilha da Urca, clique aqui
08 e 09 Praia de Botafogo e Praia do Flamengo
As duas praias infelizmente são impróprias para o banho, mas ainda assim valem uma visita. Você pode caminhar ou pedalar pela rua e terá uma vista incrível dos cartões postais mais importantes do Rio: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
Se quiser aproveitar para fazer um passeio incrível e ver a Praia do Flamengo e outros pontos turísticos sob outra perspectiva, existe um passeio de veleiro ótimo. Você pode saber mais aqui.
Como chegar: Ambas são de fácil acesso. Basta descer na estação de metrô Botafogo ou Flamengo.
10. São Conrado
Não tão conhecida pelo turismo, mas não menos linda é a praia de São Conrado. Localizado entre o Leblon e a Barra da Tijuca, São Conrado fica numa região que mistura prédios luxuosos, a Rocinha e as paisagens de montanhas e de praia.
A praia tem cerca de 1km de extensão, mas o banho de mar frequentemente não é muito recomendado por lá, por conta da qualidade da água. A Praia de São Conrado, no entanto, é bem conhecida por aqueles que querem saltar de asa delta.
O banho de mar pode não ser garantido, mas com certeza não vai faltar sol, uma vista linda e uma água de coco para admirar as asa deltas pousando. Para saber mais sobre este passeio de asa delta, clique aqui.
Veja mais detalhes sobre esse passeio de asa delta sobre São Conrado.
Melhores praias do Rio de Janeiro: Zona Oeste
Agora que você está procurando quais são as melhores praias do Rio de Janeiro na Zona Oeste, você vai descobri-las agora:
11. Barra da Tijuca
Essa é outra que merece destaque quando pensamos quais as melhores praias do Rio de Janeiro, só que na zona oeste. A praia da Barra é a maior da cidade, com 18km de extensão. É conhecida por sua areia bem branquinha e pelo mar azul e limpo, certamente uma das melhores praias do Rio de Janeiro.
Também costuma ser um lugar bem tradicional entre os surfistas porque frequentemente as ondas favorecem à prática do esporte por lá. Como costuma ventar, também se vê bastante gente adepta do windsurf e kitesurf. Assim como nas outras grandes praias da cidade, na faixa de areia as pessoas aproveitam para jogar vôlei e futevôlei.
A orla toda da Barra tem vários quiosques e restaurantes, dos barzinhos mais simples aos mais arrumados. Por isso acaba sendo bem comum esticar pra tomar uma cervejinha ou um açaí depois de um dia de praia.
Como chegar: Para chegar na Praia da Barra basta pegar um metrô até a estação Jardim Oceânico. Se você estiver em alguma área da cidade que não tenha metrô por perto, não se preocupe, pois algumas linhas de ônibus deixam bem na orla. Nós aconselhamos usar o Moovit para planejar o seu trajeto.
12. Joatinga
Essa é uma praia bem pequena, super descolada e cheia de gente bonita! Escondida entre a Barra da Tijuca e São Conrado, o acesso a ela só é possível em dias de maré baixa. Quando a maré fica alta, a faixa de areia pode até sumir. Então não deixe de conferir a tábua de marés.
Para chegar lá, é preciso entrar num condomínio na Paschoal Segreto e descer uma escada e algumas pedras até a areia. O mar é limpíssimo e transparente, além de ser muito procurado pelos surfistas. No cantinho, próximo à pedra do lado direito, o mar fica super manso e bem tranquilo até para crianças.
Inclusive, outra sugestão bem legal é fazer o rapel na pedra da Praia da Joatinga. É uma experiência única para os aventureiros. Você pode saber mais sobre esse passeio aqui.
Como chegar: Essa praia é de difícil acesso. Você até pode chegar de transporte público mas isso vai tornar o seu passeio bem cansativo.
Por ser uma praia sensacional, você não pode deixar de visitar, então sugerimos juntar os amigos e alugar um carro para ir até lá.
13. Macumba
A Macumba é com certeza uma das melhores praias do Rio de Janeiro para os surfistas! Lá tem onda praticamente o ano todo. Os praticantes de long board são os mais assíduos.
Essa praia fica antes da Prainha e depois da praia do Recreio, separada pela pedra do Pontal. O mar é muito azul e clarinho, mas pode ser forte às vezes.
Ainda que você não se sinta confortável para entrar no mar quando as ondas estão fortes, só o visual da praia já vale a visita. No nascer ou no pôr do sol a vista parece uma pintura. Além disso, é um lugar com mais estrutura de quiosques e vendedores, e também fica bem movimentada.
Como chegar: Para chegar na Praia da Macumba também é bem mais fácil indo de carro, mas há algumas opções que te deixam bem perto. Nós indicamos que você planeje a sua viagem pelo Moovit.
Próximo dali, no bairro do Recreio, tem a trilha do Pontal. Uma ótima opção de passeio para os fãs de ecoturismo.
14. Secreto
A Praia do Secreto, assim como a Joatinga, só existe quando a maré não está muito alta. Essa praia é uma piscina natural, localizada entre a praia da Macumba e a Prainha. Eu considero essa uma das melhores praias do Rio de Janeiro para banho já que a cor da água é clarinha e o mar é mansinho.
O acesso a essa praia é feito também por uma trilha, mas nada muito difícil. É um lugar super diferente pra se conhecer aqui no Rio e sair um pouco dos roteiros turísticos mais tradicionais pelas praias da cidade.
Como chegar na Praia do Secreto?
Por conta da dificuldade de acesso, para quem nos pergunta como chegar na Praia do Secreto, nós aconselhamos ir de carro. Porém, se a sua opção for o transporte público, você pode pegar algum ônibus que te deixe no Recreio Shopping. Ali mesmo tem uma estação de MOBI BRT. Em seguida você irá precisar pedir algum carro por aplicativo, e em 10 minutinhos chegará na praia.
15. Prainha
Fora do eixo mais turístico da cidade, a Prainha fica bem mais afastada, na zona oeste, e para chegar lá só é possível se for de carro. Ela fica localizada depois da Praia da Reserva, e o estacionamento também é super limitado, então é muito importante lembrar de chegar cedo.
Uma vez lá, é só aproveitar o sossego. Se você gosta de surfar, a Prainha é pra você! Lá tem alguns – poucos – quiosques e alguns vendedores ambulantes, mas bem menos do que nas praias mais movimentadas da cidade. Além disso, a chegada à Prainha já é um espetáculo, com um visual super impressionante assim que você avista a praia lá de cima.
Como chegar: Como nós falamos, nossa melhor opção quando queremos visitar essas praias mais afastadas, é alugar um carro.
Ah! E outra dica: você pode tirar o dia pra fazer a trilha do Morro dos Cabritos, que tem um super visual das praias da zona oeste, e depois relaxar na Prainha.
16. Grumari
Super colada na Prainha está a praia de Grumari. Com uma faixa de areia um pouco mais extensa, mas ainda assim menor e muito mais vazia do que as praias turísticas da cidade, Grumari é realmente a praia pra quem quer se desligar da cidade e entrar em contato com a natureza. Para se ter uma ideia, nem sinal de telefone pega por lá.
Por ser muito distante, são pouquíssimos os vendedores ambulantes que se vê. Por isso, é bom levar alguma coisa pra comer e para beber durante o dia. Além disso, a areia é bem branquinha, o mar é extremamente limpo e azul, e o verde da reserva atrás da praia dão o tom desse passeio. Você realmente se sente fora do Rio!
#DicaDaNanda: alugar um carro é a melhor forma de conhecer as praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Barra da Tijuca, Reserva, Macumba, Prainha, Grumari e Praias Selvagens são apenas algumas das jóias dessa região. Indicamos a RentCars para essa tarefa! Lá você encontra os melhores preços das melhores locadoras do RJ! E ainda pode usar o cupom MALADEAVENTURAS para garantir 5% de desconto no aluguel do seu veículo no site!
17. Reserva
Essa praia é uma extensão da praia da Barra da Tijuca e tem esse nome justamente porque fica numa reserva ambiental. Ela é conhecida pelas águas sempre muito azuis. Além disso, é muito menos movimentada que a Barra.
Tem pouca infraestrutura em termos de quiosque e, em alguns trechos, até de estacionamento. Acaba sendo uma opção legal pra quem quer mais tranquilidade. Só ir preparado para passar o dia e curtir a paz dessa praia linda.
Como chegar: Uma dica legal para chegar na Praia da Reserva é alugar uma bicicleta na Praia da Barra e ir pela ciclovia na orla, apreciando a vista. A pedalada é bem tranquila, 20 minutinhos.
18. Praia do Perigoso
A Praia do Perigoso fica próxima ao bairro Barra de Guaratiba, e seu acesso é feito por uma trilha, que começa na Praia de Barra de Guaratiba. Definitivamente esse é um passeio para um dia inteiro, que pode começar com um wakeboard na Praia de Guaratiba, por exemplo. Esse passeio é imperdível e você pode reservar o seu lugar aqui.
De lá, você ainda consegue acessar outras praias da região, como a Praia dos Búzios, a Praia do Meio, a Praia Funda e a Praia do Inferno. Elas são as chamadas Praias Selvagens do Rio.
Após a primeira parte da trilha das Praias Selvagens, se chega às praias do Perigoso, dos Búzios, e ao acesso à Pedra da Tartaruga, onde é comum a prática de rapel. Para chegar à Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno, é preciso seguir por mais algumas horas de trilha, o que torna o passeio muito longo.
Eu sugiro fazer esse tour com a Desbravando Rio já que eles possuem guias locais especializados e assim você pode aproveitar o melhor de cada praia. Além disso, existem outras opções para os mais aventureiros, como o rapel e pendulo com profissionais certificados da agência.
Seja como for, mesmo que fique apenas nas praias do Perigoso ou do Meio, esse é um passeio pra quem gosta de caminhada, natureza e praia deserta! Não esqueça de se prevenir: leve água, algum lanchinho e protetor solar.
Como chegar: Para chegar até a Praia de Barra de Guaratiba, você pode pegar a linha 867, que te deixa bem pertinho, mas já avisamos que a melhor opção é ir de carro. Saindo do centro ou da zona sul do Rio, são quase 3hs de transporte público até Barra de Guaratiba.
19. Praia de Abricó
Na reserva de Grumari, bem no cantinho, está localizada essa praia praticamente desconhecida no Rio. É uma das melhores praias do Rio de Janeiro pra quem gosta de natureza e de uma experiência de máximo sossego.
Localizada numa região de reserva ambiental, é uma praia bem única por aqui pelo fato de ser um dos poucos pontos de prática de naturismo, que acontece lá desde 2003.
No entanto, é possível ficar de roupa até um determinado pedaço da praia. Aos fins de semana, a Associação Naturista de Abricó fica por lá, o que garante bastante segurança àqueles que vão ao trecho em que se pratica naturismo.
O acesso é bem parecido ao da praia de Grumari, ou seja, só se chega de carro. O estacionamento também é limitado e é legal chegar cedo pra conseguir vaga.
Dúvidas frequentes de quem procura pelas melhores praias do Rio de Janeiro
Com tantas opções de praias maravilhosas, é comum que algumas dúvidas comecem a aparecer na hora de escolher qual praia ir, onde surfar, como aproveitar melhor com as crianças… Mas fique tranquilo, a seguir você vai encontrar as principais dúvidas dos nossos leitores e se, ainda assim, sua pergunta não for respondida, não deixe de comentar!
Quais são as praias mais famosas do Rio de Janeiro?
Muita gente quer saber quais são as praias mais famosas do Rio de Janeiro e a verdade é que as grandes celebridades até mesmo internacionais são:
- Copacabana
- Ipanema
- Leblon
- Barra da Tijuca
- Leme
Quais as melhores praias do Rio de Janeiro capital?
Agora quais são as melhores praias do Rio de Janeiro capital? Você vai descobrir a seguir:
- Ipanema
- Leblon
- Leme
- Prainha
- Grumari
Quais as melhores praias do Rio de Janeiro na Região dos Lagos?
A região dos lagos é constituída por várias cidades litorâneas próximas do Rio de Janeiro capital. O lugar conta com praias maravilhosas, muitas com areia branquinha e, estando de carro, você levará apenas 2h para chegar até elas.
Dito isso: as melhores praias do Rio de Janeiro na Região dos Lagos são:
- Praia do Farol – Arraial do Cabo
- Prainhas Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo
- Praia de Geribá – Búzios
- Praia Azeda e Azedinha – Búzios
- Praia das Conchas – Cabo Frio
Quais as melhores praias do rio de janeiro para crianças?
Vai levar os pequenos para passear e quer descobrir quais as melhores praias do Rio de Janeiro para crianças? Selecionamos essas opções que contam com uma boa infraestrutura e mar de águas mais tranquilas:
- Leblon
- Praia Vermelha
- Leme
- Joá
- Ipanema
Quais as melhores praias do Rio de Janeiro para banho?
Nada melhor do que um mergulho no mar para renovar as energias, não é mesmo? Descubra então quais as melhores praias do Rio de Janeiro para banho:
- Praia da Reserva
- Ipanema
- Leme
- Arpoador
- Barra da Tijuca
Quais as melhores praias do Rio de Janeiro para surfar?
Por fim, veja agora quais as melhores praias do Rio de Janeiro para surfar:
- Grumari
- Arpoador
- Prainha
- Praia do Diabo
- Praia da Macumba
Pronto para explorar as melhores praias do Rio de Janeiro?
Como vocês puderam ver, a cidade do Rio é mesmo maravilhosa e essas são só algumas das suas melhores praias. Agora é só montar seu roteiro e pé na estrada!
Lembrando que se você ainda tem alguma dúvida, deixe aqui nos comentários para que a gente possa te ajudar!
Gostou do nosso guia com as melhores praias do Rio de Janeiro?!
Veja também:
10 lugares com um café da manhã de dar água na boca no Rio de Janeiro
Faltou a praia do Vidigal… uma das vistas mais lindas daqui do Rio.
Puxa! Essa eu ainda não visitei, realmente ficou faltando nessa lista!